sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

JACARE E O CÉU

Há um dito infantil que propõe: "Porque jacaré não entra no céu? - porque tem boca grande."
Sempre que uma voz infantil surge em meio a tanto barulho como está sendo em nossos dias, algo muito importante está por trás da afirmação, ou melhor, da revelação. Refletindo um pouco sobre o jacaré (coitado!), o da boca grande, parece que há uma representação simbólica por trás de tudo isso, reflexo daquelas pessoas que tem uma casca grossa, são de difícil acesso, não se deixam tocar e, ainda, repelem qualquer outro animal (inclusive humano) que tente se aproximar devido àquela boca grande. Simbolicamente, também, esta boca grande, representa aquele que tem muita fome e precisa devorar muita coisa para se satisfazer, não importa o tipo nem a qualidade. Tipo aquele que quer saber de tudo e de todos, mas não consegue ser discreto, é dissimulado. E aqueles dentes? Aqueles dentes enormes parecem aptos a cortar, dilacerar e destruir tudo aquilo que se aproximar deles. É a famosa língua solta ou língua afiada, a língua destruidora.
Por isso é que o dito infantil tem um significado muito profundo e é uma lição para todos nós. Em primeiro lugar porque não podemos ser casca grossa e nem ter casca grossa. O ser humano aprende a ser puro, leve e solto, só depois ele se degrada, se deteriora e se despersonaliza. Depois, não podemos ser e ter boca grande, porque virtude é saber ouvir e saber dizer a palavra certa na hora certa, é saber dialogar, é saber dizer o que é compeensível. Não podemos também ter estes dentes grandes, que servem só para triturar, mastigar e destruir os outros, os colegas, os companheiros e os amigos. Dentes grandes dilaceram amizades e até vidas.
Assim, meus amigos, é bom continuar com as virtudes das crianças, do contrários seremos legítimos jacarés que não iremos para o céu porque temos boca grande.
Paulo

6 comentários:

Anônimo disse...

Queria saber em que tipo de jacaré eu me enquadro? Da boca grande ou da casca grossa? eheheheh...

Anônimo disse...

Eu já sabia que o jacaré nao ia pro céu......kkkkkkkkk

Anônimo disse...

Respondendo ao primeiro, ciria que vocês já pode estar na familia dos crocodilos, pois não deixa ninguém saber quem você é, e talvez não saiba mesmo quem você é.
Paulo

blog da ceman disse...

Quanto ao segundo, eu diria que por mais coisas que a gente saiba, nem sempre a gente as pratica ou as considera como importantes. Se já sabia do evento, melhor, pois será menos um a ...
Paulo

Anônimo disse...

Concordo com o eminente relator. Jane.

Anônimo disse...

O cordão dos puxa-saco cada vez...