sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

CURIOSIDADES

MUNICÍPIO DE PRESIDENTE LUCENA (QUEM FOI P. LUCENA?)

Data de Criação: 20/03/92
Municipio(s) de Origem: Ivoti

Histórico:

No final do século passado e início deste, várias famílias de origem germânica se radicaram ao longo da Estrada Presidente Lucena, que na época não passava de "trilho" aberto pelos tropeiros que levavam o gado gaúcho a São Paulo. Chegando aqui, desbravaram as matas e cultivaram as terras, produzindo produtos agrícolas essenciais ao sustento de suas famílias. Praticamente isolados, organizaram-se fundando escolas comunitárias, igrejas, armazéns, salões de baile e pequenas indústrias. A origem do nome da localidade de Arroio Veado, atual sede do município, está estreitamente ligada a Estrada Presidente Lucena. Certo dia, numa das levas de gado por esta região, um tropeiro viu no arroio da localidade um veado. Daí surgiu a denominação de Arroio Veado. Com a emancipação, passou a chamar-se Presidente Lucena, em homenagem a Henrique Pereira de Lucena, nomeado Presidente da Província do Rio Grande do Sul, em 12 de Setembro de 1885,em cujo período foi construída a Estrada Presidente Lucena, ligando São Leopoldo a Nova Petrópolis. Político-administrativamente, a área do atual município de Presidente Lucena, até 1959, pertencia a dois municípios : São Leopoldo e São Sebastião do Caí, fazendo a Estrada Lucena a divisa entre eles. Em 08 de Setembro de 1959, passou a integrar o Município de Estância Velha e, posteriormente, em 19 de Outubro de 1964, ao Município de Ivoti. Em meados do ano de 1990, surgiu o movimento emancipacionista, culminando com a criação do Município em 20 de Março de 1992,pela Lei Estadual n. 9.626.
Fonte: FAMURS

MAIS INFORMAÇÕES
Aspectos Econômicos:
Principais Atividades Econômicas:
Indústria: calçados, artefatos de cimento, schmier colonial e derivados, malhas, beneficiamento de frutas e madeiras, etc...;ainda preservam-se as pequenas propriedades e a policultura. Maiores empresas: Calçados Dilly Ltda, Schneider Artefatos de cimento Ltda, indústria de alimentos Schmier Colonial, conhecida pelas marcas Petry, Ivotiense, Führ, Brasileirinha, Maravilha e Bock. Indústria de malhas Ellis e Iara.
Agricultura Diversificada: aipim, milho, cana-de-açúcar, hortifrutigranjeiros, acácia negra, arroz, batata-doce, feijão.
Agropecuária: aves de corte, bovinos, suínos e gado leiteiro.
Número de propriedades Rurais: 410, com média de 10 hectares cada. Em torno de 700 trabalhadores lidam no setor primário, sendo a maioria associada ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ivoti, com extensão em Presidente Lucena.
Aspectos Sociais:
O município possui 6 estabelecimentos de ensino, sendo 4 da rede municipal e 2 da rede estadual. As escolas municipais são de 1º a 5ª série e localizam-se na área rural. Na área educacional estão sendo desenvolvidas atividades paralelas, como Programa de Informática e Educação Ambiental em todas as escolas.
O índice de alfabetização do município é de 99,5% e nenhuma crian,ca em idade escolar está fora da sala de aula.
Principais Sociedades Esportivas: Sociedade Esportiva Soberano - sede, Sociedade Esportiva Ipiranga - Nova Vila, Esporte Clube Tricolor - Picada Schneider, Esporte Clube Linha Nova - Linha Nova Baixa, Esporte Clube União - Morro do Pedro.
A saúde do município foi recentemente municipalizada. Conta com um posto de saúde, com atendimentos ambulatoriais na área médica e odontológica. Não há hospital, porém o município mantém convênio com os hospitais São José de Ivoti e Geral de Novo Hamburgo e clínicas médicas da região.
Aspectos Culturais:
Na área cultural há o Projeto das danças folclóricas alemãs em todas as escolas, com destaque para o Grupode Dança Oficial, que representa o município em festas e eventos da região. Ainda, na área cultural, tem o coral municipal.
Principais Sociedades Culturais: CTG Aroni Mossmann - sede.
Principais Meios de Comunicação: RBS TV, Bandeirantes, SBT, Manchete, Guaíba; Rádios: Imperial FM de Nova Petrópolis, Felicidade de Novo Hamburgo, Gaúcha e Guaíba de Porto Alegre; Jornais: O Diário, Livre Expressão, NH, A Ponte, Correio do Povo e Zero Hora.
Aspectos Turísticos:
Núcleo histórico de Picada Schneider, Ponte Férrea em Linha Nova Baixa - sobre o Rio Cadeia, Belezas naturais e Morro do Pedro numa altitude de 595 metros.
Nos últimos anos o Turismo é uma Atividades Econômica que está crescendo.

Nenhum comentário: